terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Construindo personagens



Imagine-se aprovado numa seleção para um determinado papel num filme. Você acaba de superar dezenas, ou até centenas, de candidatos todos lutando por aquela única vaga. Você fica muito feliz e quer saber tudo sobre o filme, sobre o roteiro e, principalmente, sobre seu personagem. Durante meses você viverá à disposição da produção do filme, passando dias inteiros no set, enfrentando horas de maquiagem e cabelo, de provas de figurino, de marcações de luz e câmera, tendo microfones sem-fio presos ao seu corpo, sofrendo com as luzes dos refletores, com a repetição de diversos planos e até de cenas inteiras, etc
Mas você não estará nunca só. Verdadeiros anjos da guarda, os profissionais dedicados à preparação dos atores para os papéis a serem representados, lá estarão, sempre atentos e ao seu lado, para ajudar no processo de "encontrar" o "seu" personagem.
Bruno Costa e Valter Lagoa, da Cabíria ArteComunicação, são essas criaturas pacientes, perseverantes, informadas, dispostas a fazerem com que os atores entendam o papel que irão viver nas telas, encontrem o "tom" exato para aquele personagem e consigam manter os diversos níveis de emoção mesmo filmando de maneira não sequencial.
A Passaro Films, produtora do "Meu Pé de Laranja Lima", considerou a presença dessa equipe desde a etapa de seleção até o final das filmagens. "Meu Pé de Laranja Lima" é um filme com, pelo menos, 4 atores muito jovens, com idades variando entre 5 e 13 anos e, alguns deles, atuando pela primeira vez profissionalmente. A responsabilidade de fazê-los entenderem a história e o seu papel na mesma, além de aprenderem a sentir as emoções que os seus personagens viverão, é o trabalho dessa dupla de preparadores.
Por um mes antes de começarem as filmagens, Bruno, Valter e o elenco ficaram isolados numa fazenda, na Zona da Mata, região onde todo o filme seria realizado. Trabalharam corpos e emoções. Transformaram indicações de roteiro em ações humanas. Construiram uma família. Colocaram gente vivendo os sentimentos de figuras descritas em papel.
O resultado de todo esse empenho poderá ser visto, em breve, quando as salas dos cinemas se escurecerem e a luz dos projetores exibirem Zezé, sua família e seus amigos rindo e chorando, felizes e entristecidos, desiludidos e esperançosos, sofrendo e amando numa dimensão que só mesmo o cinema pode dar.

Imagens capturadas por Camila Botelho e extraídas do "Making Of" de "Meu Pé de Laranja Lima"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito bem vindo e agradecemos tê-lo feito. Entretanto sua publicação poderá levar algum tempo, pois deverá ser moderado pelo Administrador do Blog.
Acompanhe as filmagens deste clássico da literatura infanto-juvenil brasileira acessando-nos sempre!