segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

A educação do olhar


A câmera é o olho do futuro espectador presente no set de filmagem. É a tela onde o Diretor de Fotografia reescreve o roteiro através de movimentos, enquadramentos e inventivas composições e, também, onde ele desenha a maneira com que iremos olhar o filme. Essa arte de utilizar a tela do cinema como uma grande tela de pintura, em branco, e sobre ela agregar elementos que serão, afinal, formados de luzes e sombras, é a arte conhecida como cinematografia.
Gustavo Hadba, Diretor de Fotografia do "Meu Pé de Laranja Lima", faz parte de uma elite de humanos que desenvolveram o dom de olhar. Sim, porque olhar é diferente de ver, de enxergar. No ato de apreender visualmente uma imagem, no que nela há de mais expressivo e importante, está contido todo um sentido estético e cultural, algo que ultrapassa os limites do cognitivo, recriando e revelando aspectos que à primeira vista podem ter-nos passado desapercebidos.
"Meu Pé de Laranja Lima" tem uma fotografia segura, impressionante, mas constituída de delicadas sutilezas. O público irá confirmar isso nos cinemas, na amplidão sobrehumana da grande tela.
O vídeo acima, cujo depoimento é parte do "Making Of" do filme, mostra tomadas realizadas em diversos sets de filmagem no intuito de dar uma pequena mostra de como o trabalho de Gustavo Hadba utiliza-se de recursos os mais inesperados, das soluções mais criativas, para compor a história de Zezé e de seu pé de laranja lima.

Imagens capturadas por Juliano Braz durante a realização do "Making Of" do filme "Meu Pé de Laranja Lima"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito bem vindo e agradecemos tê-lo feito. Entretanto sua publicação poderá levar algum tempo, pois deverá ser moderado pelo Administrador do Blog.
Acompanhe as filmagens deste clássico da literatura infanto-juvenil brasileira acessando-nos sempre!