sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Em nome do pai



Paulo Vasconcelos, personagem do romance autobiográfico de José Mauro de Vasconcelos, "Meu Pé de Laranja Lima", é uma referência ao seu próprio pai, homem simples, honesto e trabalhador que perde seu emprego e, junto, a auto-estima.
As figuras masculinas desse best-seller são muito fortes e pintadas em cores bastante marcantes. O pai não é uma exceção. Zezé tem pelo pai um misto de admiração e de medo, de compaixão e de raiva. Afinal, aos olhos daquela criança, todos os problemas que a família Vasconcelos passa a viver origina-se do fato do pai ter ficado pobre.
A mãe é obrigada a sustentar o lar trabalhando fora de casa. A irmã mais velha sente-se prejudicada diante os seus sonhos românticos e da natural vaidade da idade por ter que assumir as tarefas domésticas e cuidar dos irmãos menores. O pai, sentindo-se inferiorizado, magoado por não encontrar trabalho e não mais prover o lar, isola-se nos botecos da cidade, buscando uma paz que não encontra.
O relacionamento de Zezé com Paulo, seu pai, é, no mínimo, caótico. Não encontra naquele homem o exemplo que necessita, nem o apoio que busca. Por não receber nenhuma forma de atenção ou de reconhecimento de seus pais, extrapola em suas peraltices, sofrendo as consequentes reprimendas.
E assim vai-se desenrolando a história que comoveu centenas de milhares de leitores em todo o mundo e que, adaptada num roteiro escrito por Marcos Bernstein e Melanie Dimantas, está sendo filmado em diversas locações do estado de Minas Gerais.
Eduardo Dascar foi escolhido pela produção para viver o difícil, e nada simpático, papel do pai de Zezé. Ator nascido em Cataguases-MG, terra de Humberto Mauro, Eduardo parece ter sido predestinado a ser artista. Vivendo hoje no Rio de Janeiro e com uma intensa e importante participação no teatro e cinema nacionais, ele retorna à sua terra natal para, com toda a sua generosidade, deixar-se tomar pela essência do personagem e vivê-lo em todo o seu potencial.
Assista, acima, um trecho de seu depoimento ao "Making Of" do filme, falando sobre Paulo Vasconcelos e como ele estudou e compreendeu o personagem.

Imagens: Juliano Braz, para o "Making Of" do "Meu Pé de Laranja Lima"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito bem vindo e agradecemos tê-lo feito. Entretanto sua publicação poderá levar algum tempo, pois deverá ser moderado pelo Administrador do Blog.
Acompanhe as filmagens deste clássico da literatura infanto-juvenil brasileira acessando-nos sempre!