domingo, 5 de dezembro de 2010

José de Abreu, um brasileiro



Nome que evoca tradicionais famílias do interior paulista, José Pereira de Abreu Júnior iria ficar nacionalmente conhecido como José de Abreu. Ou Zé de Abreu, como seus fãs carinhosamente o chamam.
Seu tipo físico, uma cadência no falar deixando audíveis todas as sílabas e seu passado de professor e ator de teatro em Pelotas e Porto Alegre, faz com que muitos creiam gaúcho este paulista de Santa Maria do Passa Quatro. O homem José de Abreu é mais do que isso: ele é um brasileiro, orgulhoso de seu país e da militância que teve para que vivêssemos a liberdade que hoje desfrutamos.
Grande conversador, sua companhia é daquelas que nos fazem querer prolongar o bate-papo. Inteligente, culto e articulado, tanto defende com veemência e conhecimento uma causa de ordem política e social, como pode passar horas respondendo, paciente, interessado e atenciosamente, aos seus inúmeros seguidores no Twitter, por exemplo.
José de Abreu chegou a Cataguases há 2 semanas para começar a filmar sua participação no "Meu Pé de Laranja Lima", onde dá vida ao personagem Manuel Valadares, o "Portuga". Ator experiente, com mais de 24 filmes e 50 novelas e séries especiais em seu currículo, sua presença no set de filmagem provoca uma merecida reverência de todos os que o veem atuar.
Manuel Valadares (José de Abreu) é um português que em determinado momento da história praticamente substitui a figura paterna junto ao carente Zezé. Homem de tradições, sensível, com suas raízes fincadas em Portugal, esse imigrante é um homem culto e bem sucedido, que se entrega à pesquisa botânica no fantástico jardim de sua casa. Solitário, mas não recluso, o "Portuga", como os seus amigos o chamam, encontra em Zezé o filho que não tem, o pupilo curioso e a criança carente de um afeto genuíno.
Para Zezé (João Guilherme), uma criança vivendo momentos difíceis de sua infância, o encontro com esse homem que, naquele momento é tudo o que o seu pai não é e não pode ser, provoca uma reação de extrema importância para o o enredo do filme.
A fama de José de Abreu o precede e isso fica constatado ao vê-lo interagindo com seus inúmeros fãs em cidades e vilas, com gente humilde que se encanta com a oportunidade de tê-lo ao lado, e com os repórteres que o assediam. A todos o ator e o homem tem uma palavra de carinho, de agradecimento, de atenção. No set de filmagens é um profissional discreto, cumpridor de suas obrigações, colaborador e extremamente generoso com seus colegas de elenco. Nem é necessário dizer que todos os envolvidos na realização do filme o têm no mais elevado conceito.
Nos próximos dias estará filmando intensivamente na região da Zona da Mata mineira, e estaremos exibindo trechos do Making Of com algumas declarações suas sobre o filme e seu método de trabalho.


Trabalhos no cinema


Trabalhos na televisão


Foto desta postagem: Camila Botelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito bem vindo e agradecemos tê-lo feito. Entretanto sua publicação poderá levar algum tempo, pois deverá ser moderado pelo Administrador do Blog.
Acompanhe as filmagens deste clássico da literatura infanto-juvenil brasileira acessando-nos sempre!