quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Mãe coragem



Há quem diga que ser mãe é padecer num paraíso. Não é o caso de Selma, mãe de Zezé e de mais outros 4 filhos.
Doente e tendo que trabalhar fora para garantir o sustento do lar desde que seu marido Paulo foi despedido do emprego, Selma sofre ao ver a decadência material e as dificuldades emocionais vividas pela sua família. Sabe, por exemplo, que Jandira, a filha mais velha e que a substitui nos afazeres domésticos e na tarefa de cuidar dos irmãos, ainda não tem  maturidade suficiente para tanto. Ela compreende que Jandira é jovem, saindo da adolescência, descobrindo-se mulher, vaidosa, carente do convívio com outros da sua idade e que, no entanto, é obrigada a administrar a casa e os irmãos mais jovens.
A mãe compreende, em seu resignado silêncio, que Paulo vive uma espiral descendente, não por culpa dele, pois é um homem sério e trabalhador, mas por conta das contingências do mercado e do destino. Sabe, também, que o precoce e sensível Zezé talvez seja quem mais sofra com a situação de penúria que a família enfrenta. Que ele não é o "diabo" que os outros descrevem, mas um menino ativo, esperto, carente, tentando sobreviver ao caos e buscando de todas as formas angariar a atenção dos outros.
Selma sofre com uma hérnia, um símbolo que carrega em seu próprio corpo do esforço empregado na lide diária e da somatização da sua luta pessoal para escapar da situação em que se encontra. Mulher cansada, dona de um olhar sofrido, essa mãe vive seu calvário silenciosamente.
Fernanda Vianna, atriz mineira que vive magistralmente a angústia contida dessa mãe, também é mais uma contribuição (as outras são Ines Peixoto e Eduardo Moreira) do Grupo Galpão, para o elenco do "Meu Pé de Laranja Lima".
Em seus comentários gravados para o "Making Of" do filme, Fernanda nos fala sobre a sua relação com o personagem Selma e os recursos por ela utilizados, como atriz, na busca de uma identificação com essa mulher, que vai à luta pelo profundo amor que tem pelos seus.

Imagem: Trecho do vídeo do "Making Of" do filme "Meu Pé de Laranja Lima"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito bem vindo e agradecemos tê-lo feito. Entretanto sua publicação poderá levar algum tempo, pois deverá ser moderado pelo Administrador do Blog.
Acompanhe as filmagens deste clássico da literatura infanto-juvenil brasileira acessando-nos sempre!