quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

A perfeição que reside nos detalhes: a arte de Bia Junqueira



Não houve quem entrasse num dos sets do "Meu Pé de Laranja Lima" e não ficasse profundamente impressionado sentindo-se transportado para dentro do pequeno grande mundo do garoto Zezé.
Realista na medida certa, lúdico quando assim é necessário, o trabalho da Diretora de Arte Bia Junqueira constitui-se de preciosos e quase inesperados detalhes, de uma paleta de cores que exprime sentimentos, nos fala de emoções e, por si só, embala-nos em suas histórias.
Tentar explica aquilo que só pode ser percebido através da imagem seria criar limites, através das palavras, para a inesgotável criatividade dessa artista e de sua sempre impecável equipe. Melhor que escrever a respeito tentando traduzir sua arte, fica mais e mais evidente que é preciso assistir ao filme. É necessário, sim, aceitar o convite de Bia Junqueira e deixar-se mergulhar no universo que ela criou para que os personagens encontrassem seus próprios espaços e vivessem suas vidas e nos envolvessem em seus dramas.
Nada escapa ao seu treinado olhar, seja o estilo e tamanho da bolsa que uma figurante carrega, o formato dos pães e bolos e sua disposição num balcão de padaria ou o tipo de bromélias e orquídeas que melhor se assentam nos galhos de uma árvore que será filmada. Tudo, para Bia, tem uma função, e essa função é envolver o espectador no ambiente da história e prepará-lo para as emoções e diálogos dos personagens. Seu perfeccionismo, sempre reconhecido por todos que participaram das filmagens, é notório. Bia respira e se alimenta de harmonia, de formas, cores, movimentos, texturas, de ritmos, de sutilezas e de grandes explosões. Quem lucra é sempre o filme e o seu espectador.
Nesta amostra do que foi o seu depoimento para o "Making Of" do "Meu Pé de Laranja Lima", Bia Junqueira conta sobre a profissão e sobre o seu processo de trabalho na criação de todos os elementos cenográficos do filme.

Imagens do "Making Of" do "Meu Pé de Laranja Lima" editadas por Bruno Mahais.


Você pode nos seguir via Twitter:  @zezeminguinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito bem vindo e agradecemos tê-lo feito. Entretanto sua publicação poderá levar algum tempo, pois deverá ser moderado pelo Administrador do Blog.
Acompanhe as filmagens deste clássico da literatura infanto-juvenil brasileira acessando-nos sempre!