domingo, 26 de dezembro de 2010

Pintando o personagem






Há sempre um profissional, num set de filmagem, que através do corte e da cor dos cabelos, do comprimento da barba ou da costeleta, da aparência jovial ou envelhecida da pele, das marcas deixadas pelo sol e pelo tempo, dos machucados, ferimentos, cicatrizes, transforma a aparência natural dos atores, dando-lhes as características necessárias dos personagens.
A profissão de cabeleireiro e maquiador ultrapassa a mera conotação de "dar um jeito" e assume proporções maiores, de grande criatividade, técnica e disponibilidade.A aparência física dos personagens vividos pelos atores do "Meu Pé de Laranja Lima" tem algo em comum: seu criador, um verdadeiro mago das escovas e dos pincéis: Auri Motta.
Com vasta experiência, adquirida no desempenho de sua função em inúmeros filmes, peças e espetáculos de dança, Auri é, antes de mais nada, a gentileza em pessoa. Educado, atencioso, sempre disponível, com uma simpatia que revela suas origens baianas, é alguém a quem atrizes e atores confiam pois bem sabem que ele irá dar forma externa àquilo que eles vivem internamente.

Eficientíssimo, junto ao seu assistente Roger Ferrari, valorizou belezas como Káthia Calil e Julia DeVicta, envelheceu, dando-lhes um aspecto desiludido aos atores Fernanda Vianna e Eduardo Dascar; ajudou, com retoques invisíveis, que José de Abreu se sentisse melhor em seu personagem; criou um rosto quase que diabólico para o esperto e oportunista Ariovaldo; fez pequenas e grandes cicatrizes e marcas de tombos e acidentes nos atores mirins. Além disso, trabalhou ajudando na composição física de todo os demais membros do elenco.
Portanto, quando assistirem ao filme, observem o trabalho desse artista que, de tão bom, pode parecer inexistente, natural ou até mesmo real. Tudo criado com sua paleta de pastas, pós, tintas e pincéis.


Imagens capturadas por Juliano Brás, e editadas por Bruno Mahais, para o "Making Of" do "Meu Pé de Laranja Lima"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito bem vindo e agradecemos tê-lo feito. Entretanto sua publicação poderá levar algum tempo, pois deverá ser moderado pelo Administrador do Blog.
Acompanhe as filmagens deste clássico da literatura infanto-juvenil brasileira acessando-nos sempre!