quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Quando tudo parece caber num momento


Era 3:30 da madrugada quando o diretor Marcos Bernstein encerrou a ordem do dia de hoje, e com ela, esta fase da produção do "Meu Pé de Laranja Lima", com um firme: "Corta. Valeu!"
Naquele instante houve um momento de aliviado silêncio, de olhos marejados de alegria, da sensação do dever cumprido. Todo o cansaço, a correria, o calor, as pancadas de chuva, a lama, as dificuldades enfim dos 35 dias anteriores pareceram esvair-se. Sobraram sorrisos, abraços, agradecimentos, despedidas de uns e promessas de reencontro, de outros.
Fazer cinema é isso mesmo: um momento na vida de pessoas que chegam de diferentes pontos, com especialidades definidas e variados backgrounds, envolvidos num único interesse: possibilitar a realização de um filme. É certo que durante várias semanas (e, em alguns casos, meses) conviverão juntos, trocando saberes e experiências, ultrapassando diferenças e, na maioria das vezes, descobrindo-se bons parceiros de trabalho. É um exercício de paciência, de renovação do entusiasmo, de aprendizagem, compartilhamento e paixão, sim, pois sem uma verdadeira paixão por esse tipo de trabalho eminentemente coletivo, não há quem resista às pressões de um set de filmagem.
Agora, esta etapa de filmagens está terminada, e a sensação é da certeza de ter dado o melhor de si para a sua realização. O filme ainda segue um longo percurso, sendo lapidado e polido a cada novo momento do seu processo de produção, tudo para que em breve venha a brilhar nas telas dos cinemas.
Alta madrugada, as pessoas vão deixando para trás Recreio-MG, trocando telefones e e-mails. Carregam consigo, além de seus equipamentos de trabalho, a mensagem mais pura do "Meu Pé de Laranja Lima": não deixem que desapareça a criança que um dia fomos, pois a vida sem ternura carece de signficado. Em cada um de nós vive o garoto Zezé.
Hora de dizer tchau. Recebam então o abraço já saudoso de Minguinho, o seu pé de laranja lima. Que todos tenham um feliz Natal e um ano novo repleto das mais brilhantes luzes.
E lembre-se sempre, amigo Zezé: onde quer que a vida o leve, estarei lá, num outro quintal qualquer, esperando para conversarmos. Ainda que seja só por um momento.

Imagens capturadas para o "Making Of" do "Meu Pé de Laranja Lima" por Juliano Brás e editadas por Bruno Mahais.


Obs.: Apesar das filmagens terem sido concluidas, o nosso Blog continuará ainda, trazendo depoimentos, entrevistas e curiosidades destas semanas em que juntos convivemos e notícias sobre as próximas etapas (momentos!) da realização do filme. Continuem, portanto, acompanhando o Blog do Zézé, do Minguinho e de todos vocês!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito bem vindo e agradecemos tê-lo feito. Entretanto sua publicação poderá levar algum tempo, pois deverá ser moderado pelo Administrador do Blog.
Acompanhe as filmagens deste clássico da literatura infanto-juvenil brasileira acessando-nos sempre!