quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Recreio: uma cidade de braços abertos



Fazer um filme requer uma preparação, a elaboração de uma estratégia e um planejamento que se assemelham às das manobras de guerra.
Além de todas as escolhas e decisões, é preciso que tudo funcione a contento, senão é praticamente impossível realizar-se algo.
Filmar exteriores em cidades já deixou muito produtor e diretor de cabelos brancos. É difícil. Há que se pensar no trânsito, no tráfego de pedestres, nos sons naturais da cidade, etc. "Meu Pé de Laranja Lima" é um filme com muitos exteriores. Zezé é um garoto que vai ao colégio, pega carona na traseira dos carros, joga bola de gude e empina pipas, briga com os desafetos e busca trabalho nas ruas.
Recreio, no Sudeste de Minas Gerais, foi uma das muitas localidades escolhidas pelo diretor Marcos Bernstein, pela Diretora de Arte Bia Junqueira, pelo Diretor de Fotografia Gustavo Hadba e pelas produtoras para ser o cenário de muitas cenas do filme.
A empresa ENERGISA, uma das patrocinadoras do filme, e de tantos outros importantes eventos culturais dentro da sua área de atuação, preocupa-se que esses investimentos venham a gerar novas oportunidades de trabalho e desenvolvimento sócio-econômico nas localidades onde eles se realizam. E esta foi também a oportunidade vislumbrada  no caso do "Meu Pé de Laranja Lima", um filme que tem como cenário cidades e distritos da Zona da Mata Mineira.
A equipe do filme foi extremamente bem recebida em todas as localidades escolhidas para sediarem as filmagens e Recreio não foi exceção. A forma com que as solicitações da produção foram recebidas pela municipalidade, a maneira cordial e muito afetuosa com que a Prefeitura local disponibilizou os recursos humanos necessários que viabilizassem as filmagens é um exemplo de cooperação e de compreensão da importância da atividade artística para uma região.
A Prefeita em exercício, Sra. Daniela Cerqueira de Oliveira Cardozo, não mediu esforços para que toda a equipe fosse bem recepcionada e tivesse as melhores condições de trabalho possíveis. Sua presença no set de filmagem foi mais do que um sinal de boas-vindas, mas uma maneira de demonstrar que o governo municipal tem consciência da importância de sediar um filme que irá divulgar sua localidade pelo mundo.
Há algumas semanas atrás, na ocasião das filmagens, em seu comentário para a câmera do "Making Of", a Prefeita Daniela Cardozo fala da política cultural de Recreio e da consciência que seus cidadãos tem dos benefícios trazidos por sediarem uma produção do porte do "Meu Pé de Laranja Lima".

Imagens do "Making Of" do filme "Meu Pé de Laranja Lima", captadas por Juliano Braz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito bem vindo e agradecemos tê-lo feito. Entretanto sua publicação poderá levar algum tempo, pois deverá ser moderado pelo Administrador do Blog.
Acompanhe as filmagens deste clássico da literatura infanto-juvenil brasileira acessando-nos sempre!