quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

A visita



Filmando em uma das ruas centrais de Recreio, uma simpática cidade do interior de Minas Gerais, observados pelos olhares curiosos dos moradores que se aproximavam para tirarem fotos dos atores e dos técnicos, chamou-nos a atenção uma senhora pequenina, de aspecto frágil e grandes óculos a emoldurarem um olhar emocionado.
Quando as filmagens programadas para aquele dia terminaram, ela discretamente aproximou-se e disse:

   _ Sou Maria Helena Lott. Fui a primeira mãe do personagem Zezé no filme realizado em 1970.

Apanhados de surpresa, eis que, 40 anos após sua estréia nas telas, Stefânia (na nova versão o nome passa a ser Selma) ressurgia no set de filmagem do "Meu Pé de Laranja Lima" na figura da atriz que pela primeira vez a encarnou. Não houve quem na equipe que ali estava encerrando as atividades do dia, que não quisesse se aproximar, cumprimentar, tirar uma foto com a sorridente senhorinha.
Maria Helena Lott tem muito para contar e o faz com muito charme e de uma maneira dócil e cativante. Uma sobrinha que mora em Cataguases-MG telefonou-lhe (ela mora no Rio de Janeiro) contando sobre as filmagens do romance de José Mauro de Vasconcelos. Sem pensar duas vezes, Maria Helena enfrentou uma viagem de muitas horas para conhecer o elenco e a equipe técnica dessa nova versão do best-seller que está sendo dirigido por Marcos Bernstein em localidades da Zona da Mata mineira.
A tarde terminava e uma chuva grossa vinha tentar amenizar o verão, quando gravamos as cenas acima, que fazem parte do "Making Of" do filme. Emocionada estava a atriz por se encontrar novamente entre uma equipe de filmagem. Felizes estávamos nós, por estarmos próximos a alguém que há quatro décadas trabalhou numa produção baseada na mesma história.
Coisas assim parecem só acontecer nos filmes, não é mesmo?

Imagens gravadas por Juliano Braz, da equipe do Making Of do "Meu Pé de Laranja Lima".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito bem vindo e agradecemos tê-lo feito. Entretanto sua publicação poderá levar algum tempo, pois deverá ser moderado pelo Administrador do Blog.
Acompanhe as filmagens deste clássico da literatura infanto-juvenil brasileira acessando-nos sempre!